quinta-feira, 11 de junho de 2009

Relatório

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

Relatório nº 03
Turma: LP5
Turno:matutino
Área: Língua Portuguesa
TP:3
Data: 18/04/09 sábado
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora- Nilce Romero Lucchese-


Começamos a oficina com a socialização da Lição de Casa, pois os cursistas estavam ansiosos para relatarem suas experiências. Motivei a turma para que todos fizessem suas colocações e comentassem sobre as facilidades e dificuldades encontradas. Este momento foi enriquecedor, pois cada professor pensou e realizou atividades diversas sobre o mesmo gênero textual e tema, houve troca de experiências e conclusões sobre maneiras de aproveitar os materiais e o tempo. Questionei os professores sobre alguns pontos que não foram comentados como: a metodologia utilizada e o aprofundamento do estudo em relação ao gênero textual trabalho. Muitos professores trabalharam o tema e não focalizaram o gênero, portanto não atingiram o objetivo da Lição de Casa. Recolhi os relatórios dos professores cursistas e algumas atividades dos alunos.
Dando continuidade, iniciamos a conversa sobre o estudo das unidades 9 e 10. Primeiro com a origem da palavra TEXTO e depois com conceitos, como dos estudiosos como Marcuschi[1] que diz:

“Texto algo que acontece quando é processado; não é um artefato linguístico pronto que se mede com critérios de textualidade”.

E Costa Val[2] :
“Um texto é ocorrência linguística, escrita ou falada, de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal. É unidade de linguagem em uso, cumprindo uma função sociocomunicativa.”

Conversamos sobre esses conceitos.
Não foram todos os professores que fizeram a leitura previa das unidades, porém os que fizeram tiveram maior participação com colocações pertinentes.
A turma foi divida em quatro grupos para elaborar o planejamento das atividades, conforme consta no plano de aula. Durante a socialização das atividades planejadas pude detectar que os cursistas compreenderam o conceito de gênero textual e o caminho para fazer o levantamento de suas características.
Dois grupos trabalharam o poema “Poema retirado de uma notícia de jornal” de Manuel Bandeira e dois com a música “Bom dia” de Gilberto Gil e Nana Caymmi . As atividades elaboradas pelos cursitas atingiram o objetivo quanto a leitura, interpretação e produção de texto, leitura e produção de texto, visando os gêneros.
Dedicamos um momento para a avaliação da oficina, destacando os pontos positivos e negativos.
Por fim, sugeri algumas leituras relevantes para os professores e comentei sobre o próximo conteúdo.

______________________________________
Campo Grande 18/04/09
Anny Michelly Brito
[1] MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais: Constituição e Práticas Sociodircursivas. In. DIONISIO, A.P., MACHADO, A.R., BEZERRA, M.A. Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
[2] COSTA VAL, M. G. Redação de Textualidade. São Paulo : Martins Fontes.1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário