sexta-feira, 19 de junho de 2009

Relatório TP4 15 e 16 Turma 2

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

Relatório nº. 6
Turma: LP3
Turno: noturno
Área: Língua Portuguesa
TP: 4 Unidades: 15 e 16
Data: 09/06/09 terça
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-

Com a sala previamente organizada para receber os cursistas, criando assim um ambiente letrado e propício à produção da escrita e leitura. Os cursistas foram recebido em grupos de 5 pessoas, com envelopes que traziam os textos utilizados no encontro.
Como uma dinâmica de organização textual, iniciamos o nosso encontro. Os grupos organizaram o texto “Escutatória” de Rubem Alves que estava divido por parágrafos. Em seguidas os grupos fizeram a leituras dos textos que conseguiram organizar e comentamos sobre o sentido global dos textos produzidos, se todos tinham coerência ou não e se tinham conseguido passar a mesma mensagem. Após fizemos a leitura do texto original e os cursistas puderam verificar a colocação correta dos parágrafos, informei que esta dinâmica é uma atividade sugerida no TP4 para ser trabalhada com os alunos, juntos pensamos em situações didáticas que poderiam utilizar essa dinâmica.
Passamos então para o estudo dirigido das unidades 15 e 16, comentamos sobre como as questões de interpretação textual devem ser elaboradas, já que para cada pergunta feita pelo professor, há várias possibilidades de interpretação por parte dos alunos. O que determina um ponto comum é o objetivo da pergunta. Também comentamos sobre a importância das perguntas elaboradas pelos próprios alunos e a utilização do resumo como habilidade de retirar do texto os pontos relevantes, foram destacados na socialização, como também os diferentes objetivos que levam uma pessoa ao ato de ler.
Falamos sobre a escrita como instrumento de persuasão, informação, diversão entre outros, e sobre o processo de escrita das crianças que é muito similar, na concepção dos próprios estudantes, ao processo da fala. Por isso observamos em nossa prática alunos que escrevem similar a fala, sem utilização de acentuação e pontuação.
Dando continuidade a oficinas, os cursistas socializaram a aplicação da atividade sobre o poema “Cidadezinha Qualquer” que eles elaboraram na última oficina. Nesse momento a professora Maria Lucia da E.E. Alice Nunes Zampiere destacou-se pela produção dos seus alunos. Em seu relado a professora diz que os alunos em grupo depois de um estudo sobre o poema decidiram como iriam materializar o estudo feito entre o poema e a cidade de Campo Grande. Diante dessa flexibilidade os alunos produziram desde livro de história até um calendário de Campo Grande. Outros cursistas, como o professor Ademir, fizeram um bom trabalho volta para o estudo do poema.
Ao voltar do intervalo lemos o texto “Minhas férias, pula uma linha, parágrafo.” de autor desconhecido, que ilustra uma maneira freqüente de como as produções de textos são exposta aos alunos e o principal, a reação dos alunos diante à atividade proposta.
Fizemos a leitura dos avançando na prática mais interessantes das unidades estudas e em seguida os cursistas escolheram o avançando na prática que irão aplicar com sua turma e utilizaram o momento para o planejamento dessa atividade. Os cursistas puderam utilizar livros, revistas e para didáticos que foram levados para consultas, pela formadora.
Para finalizar os cursistas foram motivados a entregar os relatórios que estão atrasados e fazerem os estudos das duas primeiras unidades do TP5.

Campo Grande 15 de junho de 2009.

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Anny Michelly Brito

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