quinta-feira, 11 de junho de 2009

Relatório 5

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

Relatório nº 5
Turma: LP5
Turno: matutino
Área: Língua Portuguesa
TP: 4
Data: 23/05/09 sábado
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-


Iniciamos o encontro com a retomada do estudo das unidades 13 e 14 do TP4 que traz informações sobre o Letramento. Os cursistas comentaram sobre o que é o letramento e a importância de usar seus fundamentos em sala de aula, levando textos do cotidiano dos alunos, tornando o ambiente da sala propicio para as leituras e produções textos.
Entreguei aos professores uma apostila com a origem da palavra Letramento e algumas definições do termo, os cursistas fizeram a leitura e discutimos os conceitos apresentados. Nesse momento os professores falaram sobre a importância de levar até o aluno uma quantidade maior de gêneros textuais e trabalhar a interpretação de texto com esses alunos. A professora Nilva comentou sobre a reportagem da revista Nova Escola, onde analisa a prova Brasil que é baseada em leitura de diversos gêneros textuais e interpretação das informações contidas nos textos.
Para ilustrar o momento de discussão os cursistas assistiram à mensagem “O que é Letramento” de Kate M. Chong, os professores concordaram com a visão de Letramento da estudante, que o considera um trabalho divertido e que está presente em quase tudo em nossas vidas.
Em um segundo momento os professores puderam socializar suas experiências no Avançando na Prática. Várias professoras reclamaram que o tempo para a elaboração e aplicação das atividades em sala de aula é muito curto e que as atividades sugeridas pelo Gestar II necessitam de um tempo maior para serem planejadas e executadas.
Grande maioria das professoras não conseguiu finalizar as atividades a tempo do encontro. A professora que aplicou o Avançando na Prática do poema “Cidadezinha Qualquer” foi instruída a não socializar nesse momento e aguardar até a dinâmica em grupo.
A professora Nerilda falou sobre sua experiência, disse que seus alunos estão motivados na realização das atividades e que já começou a modificar a sua prática, porém a professora constatou que os alunos ainda encontram dificuldades em fazer produções de texto. Eles não sabem como começar, faltam argumentos para as construções de texto. Incentivei a professora em não parar com as atividades de produções de texto, afinal os alunos só melhoraram as produções com práticas. Sugeri a professora de fizesse revisões coletivas das produções de texto, para que os alunos percebem os principais erros na escrita.
Dando continuidade, os cursistas foram divididos de acordo com os anos que atuam nas escolas, para realizarem a atividades proposta pelo TP4. O objetivo dos grupos era preparar uma atividade sobre o poema “Cidadezinha Qualquer” com foco no Letramento na ser executada em sala de aula por seus alunos. No decorrer das atividades a turma recebeu a visitas da Coordenadora Pedagógica Nilce Romero Lucchese e do Coordenador Administrativo do Gestar II Roberto Chebel. A visita teve objetivos de conhecer os cursistas e ouvi-los através de sugestões e de uma avaliação.
Os grupos não tiveram tempo das socializar os planejamentos, combinamos que no próximo encontro os cursistas fariam uma explanação detalhada do planejamento e de sua aplicação em sala de aula.
Para finalizar, motivei os cursistas a leram as unidades 15 e 15 que tratam da leitura (interpretação de texto) e da escrita (produção de texto).



Campo Grande, 26 de maio de 2009.


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Anny Michelly Brito

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