quinta-feira, 11 de junho de 2009

Relatório

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.





Relatório nº 03
Turma: LP3
Turno:noturno
Área: Língua Portuguesa
TP:3
Data: 28/04/09 Terça-feira
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora- Nilce Romero Lucchese-

Iniciamos a oficina com o vídeo motivacional do ballet Irlandês River Dance, em seguida os professores fizeram comentários e relacionamos o vídeo a profissão e também ao desafio de alcançar os objetivos do Gestar II.
Os professores socializaram suas experiências de sala de aula, a maioria relatou o passo a passo das atividades desenvolvidas e o sucesso das mesmas. As dificuldades encontradas são a reproduções de materiais (xérox), envolvimentos dos alunos nas atividades e a falta de interesse dos alunos. Poucos cursistas deram enfoque aos temas trabalhados, gêneros textuais e sequências tipológicas.
Para relembrar o estudo individual das unidades 9 e 10 questionei sobre o que é texto com o intuito de iniciar uma conversa sobre o estudo. Neste momento os professores participaram e deram suas opiniões apoiadas em definições de alguns autores sobre: o que é texto, que segundo, Marcuschi[1] :

“Texto algo que acontece quando é processado; não é um artefato linguístico pronto que se mede com critérios de textualidade”.

E Costa Val[2]:

“Um texto é ocorrência linguística, escrita ou falada, de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal. É unidade de linguagem em uso, cumprindo uma função sociocomunicativa.”

Ressaltei a importância de se trabalhar a gramática contextualizada apresentando o texto como subsídio e os cursistas chegaram a conclusão de que em um texto é possível trabalhar leitura, interpretação, reflexão sobre a linguagem e a linguagem na variação padrão (“gramática”).
Para ilustrar os comentários, os cursistas assistiram a mensagem “Tecendo a manhã” de João Cabral de Melo Neto.
Em seguida a turma foi dividida em dois grupos de cinco pessoas para executar a atividade proposta no TP3, cada grupo deveria planejar uma atividade que envolvesse leitura, interpretação de texto e produção de texto com foco no gênero textual escolhido. O grupo 1 escolheu o “Poema retirado de uma notícia de jornal”, planejou atividades interessantes que alcançavam os objetivos da atividade em grupo. Já o grupo2 produziu a atividade baseado na musica Bom Dia de Gilberto Gil (após escutar a música). Eles centralizaram os exercícios produzidos na gramática, deram pouco espaço para a interpretação e a linguagem e ainda caracterizaram o gênero como poema. Os comentários ilustraram os objetivos da atividade.
Os cursistas tiveram um momento para avaliar a oficina. Por fim foram incentivados a estudar as unidades 11 e 12 do TP3 que abordam questões sobre Sequências Tipológicas e suas aplicações dentro dos diversos gêneros.









________________________________________
Campo Grande 28 de abril de 2009
Anny Michelly Brito





[1] MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais: Constituição e Práticas Sociodircursivas. In. DIONISIO, A.P., MACHADO, A.R., BEZERRA, M.A. Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
[2] COSTA VAL, M. G. Redação de Textualidade. São Paulo : Martins Fontes.1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário