GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
Relatório nº. 5
Turma: LP3
Turno: noturno
Área: Língua Portuguesa
TP: 4
Data: 26/05/09 terça
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-
Iniciamos nosso encontro com os comentários dos cursistas sobre o que é Letramento, várias hipóteses surgiram em torno do temo, como: Letramento são os textos que encontrados em nosso dia a dia, ou, Letramento é o uso efetivo da leitura e escrita.
Uma cursista fez a leitura do depoimento de Patativa do Assaré sobre sua prática de leitura. Outra fez a leitura do depoimento de Paulo Freire sobre sua experiência com a escrita. Após as leituras, algumas perguntas foram feitas sobre ambos os textos que contemplam os processos de aprendizagem de leitura e escrita foram do ambiente escolar. Os professores foram induzidos a pensarem em seu processo de alfabetização: Onde ocorreu e como aconteceu?
A partir daí fizemos uma diferenciação entre alfabetização e letramento e ressaltamos a importância dos dois em um processo simultâneo. Os professores receberam uma apostila para acompanharem as explicações sobre o tema, também falamos sobre a origem da palavra letramento e o que levou ao surgimento desta palavra.
Depois da discussão sobre os conceitos de letramento, os cursistas pensaram em maneiras de trabalhar o letramento em suas aulas, como a preparação de um ambiente propício à leitura, a utilização de textos que circulam na sociedade, produzir historias oralmente, etc.
Fizemos à leitura dos textos “Reajuste salarial” e “Nem”, aqui os professores tinham como objetivo identificar o nível de escolarização de cada autor. Surgiram várias suspeitas, porém os cursistas não conseguiram identificar o autor do texto “Reajuste Salarial” como um professor universitário e o autor do texto “Nem” como um detento em processo de alfabetização. Indaguei os sobre a relação entre o nível de escolarização dos autores e o letramento. Concluímos que a escolarização não esta diretamente relacionada com o aprimoramento que o indivíduo faz da leitura e da escrita. Lemos o poema “O que é Letramento” da estudante Kate M. Chong para ilustrar os comentários.
Recebemos a visita da Coordenadora Pedagógica Nilce Romero Lucchese e do Coordenador Administrativo Roberto Chebel. Os coordenadores conversaram com os cursistas ouviram suas sugestões e reclamações a respeito do Programa (Gestar II) e distribuíram uma avaliação para ser preenchida e entregue.
Ao voltar do intervalo, a turma foi dividida de acordo com o ano em que leciona. Formaram-se grupos do 6º, 7º, 8º e 9º anos. Os grupos retomaram a leitura do Avançando na Prática da página 97 que trata de atividades sobre o poema “Cidadezinha Qualquer” de Carlos Drummond de Andrade. Os grupos planejaram atividades com base nos pressupostos do Letramento, privilegiando exercícios que estimulem o interesse dos alunos e acione seus conhecimentos prévios sobre o gênero textual e o tema cidade.
Passada a etapa do planejamento os professores socializaram seus planos de aula. As atividades elaboradas pelos professores contemplaram a visa do Letramento e abordaram pontos gramaticais além de leitura e interpretação de texto, como produto final alguns professores sugeriram produções de contos, crônicas e cartões postais.
Combinamos que os cursistas aplicariam as atividades na sala de aula durante a semana e que socializaríamos as experiências no próximo encontro.
Campo Grande 27 de maio de 2009.
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Anny Michelly Brito
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