quinta-feira, 11 de junho de 2009

Relatório

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

Relatório nº 4
Turma: LP5
Turno:matutino
Área: Língua Portuguesa
TP:3
Data: 09/05/09 sábado
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora- Nilce Romero Lucchese-

Iniciamos o encontro começou com a leitura, feita pelas cursistas, do conto “A moça tecelã” de Marina Colasanti e seguimos com a reflexão do texto comparado a vida pessoal e profissional das cursistas. Aproveitamos o momento para comparar o trabalho da tecelã com a produção de texto, já que texto em latim significa tecer.
Os professores relataram suas experiências em sala, grande parte não conseguiu finalizar o trabalho justificando que o tema trabalhado em sala é abrangente e um “assunto puxa o outro”. As dificuldades encontradas estão diminuindo, são poucas as reclamações sobre reprodução de materiais e apoio da escola para a execução das atividades. Como estavam todos participando da socialização, algumas indagações foram feitas aos cursistas como: Os alunos se sentem mais estimulados a participar das atividades sugeridas no TP? Já houve mudanças nos planejamento das atividades diárias das turmas? A prática esta sendo transformada?
Para todas essas perguntas as respostas foram positivas. Os cursistas afirmaram que os alunos fazem os exercícios com maior interesse e a prática está sendo transformada na medida em que os professores passam a ter um contato com novas maneiras de trabalhar um tema.
Fizemos a retomada do estudo das unidades 11 e 12 (Sequência tipológica e Gêneros Textuais). Usamos as definições de Platão e Fiorin[1], os professores não tiveram dúvidas nesse conteúdo porque os conceitos são utilizados com freqüência em sala. As dificuldades surgiram quando analisamos a carta pessoal proposta por Marcuschi[2]. Tiveram dificuldades em estabelecer quais tipos textuais prevalecem em determinadas sequências. Neste momento todos comentaram, chegam a um conceito e maneiras de aplicar em sala o conteúdo. Para ilustrar os comentários os cursistas assistindo a mensagem “Tecendo a manhã” de João Cabral de Mello Neto.
A turma dividiu-se em três grupos. O grupo A respondeu o exercício 1 do TP3. Analisaram as sequências tipológicas do poema “Quadrilha” de Carlos Drummond o uso dos verbos e seus sujeitos. O grupo B dividiu em seqüências tipológicas a atividade 4 que trazia uma crônica de Luis Fernando Veríssimo. E o grupo C analisou um trecho de um artigo científico de Sírio Possenti.
Os grupos discutiram e em seguida socializaram as conclusões. O grupo B apresentou dificuldades em identificar as seqüências narrativas das expositivas. Os demais grupos resolveram as atividades sem maiores dificuldades.
A turma foi dividida novamente em 2 grandes grupos, para realizar a atividade sugerida do TP3 para a oficina das unidades 11 e 12. O grupo A e B analisaram o texto “Composição: Salário Mínimo” de Jô Soares. Porém o A buscou argumentos nos texto para caracterizá-lo como uma atividade escolar e o outro grupo buscou argumentos para comprovar que o texto não se tratava de um exercício escolar.
Durante a socialização os grupos defenderam seus pontos de vista com argumentos fundamentados no texto e em conhecimento intuitivo. A atividade realizou-se de uma maneira gostosa, criativa e fundamentada. Por fim os professores classificaram o texto como um artigo de opinião, devido a sua finalidade de expor informações a respeito do salário mínimo e que predominava as seqüências argumentativas.
Para encerrar os cursistas foram motivados a lerem o TP4 que trás informações sobre o letramento, produção de texto e leitura. Também sugeri algumas leituras como M. Soares[3], A.Tfouni[4], Kleiman[5] e Matencio[6].





Campo Grande 09 de maio de 2009.


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Anny Michelly Brito
[1] FIORIN, J.L. PLATÂO, R. Lições de textos: leitura e redação. São Paulo: Ática.
[2] MARCUSCHI, L.A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO. A.P. MACHDO, A.R. BEZERRA, M.A. Gêneros textuais e Ensino. Rio de janeiro: Lucerna, 2007.

[3] SOARES, M. (2002). Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: autêntica.
[4] TFOUNI, L. V. (2001). Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez.
[5] KLEIMAN, A. B. (Org.) (1995). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das letras.
[6] MATENCIO, M. de L. M. (1994) Leitura, produção de textos e escola. Campinas: Mercado das letras.

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