terça-feira, 3 de novembro de 2009

TP2 Unidades 7 e 8

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

Relatório nº. 14 Turma: LP3 Turno: noturno
Área: Língua Portuguesa TP2: 7 e 8 Data: 20/10/09 terça-feira
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-

Iniciamos a oficina com a leitura do texto “A todos lecionei” e a socialização das atividades realizadas nas últimas quinzenas, a cursista Luclécia explanou sobre sua prática com a reescrita coletiva de uma fábula produzida por um aluno. Com o xérox em mãos, os alunos juntamente com a professora fizeram a leitura de cada parágrafo, revisaram a ortografia, concordância, paragrafação e mudança de palavras para enriquecer o texto. Com isso os alunos puderam visualizar alguns erros que são cometidos com freqüência e recordar alguns conteúdos já estudados.
Retornamos aos descritores e distratares, que foram temas da última oficina, recordamos alguns descritores, a elaboração de alguns itens e estratégias que abordam os descritores em atividades realizadas pelos alunos.
Aproveitei para recordar aos cursistas que os relatórios reflexivos são um dos itens para certificação e que muitos cursistas estão em falta com a entrega dos relatórios ou os relatórios não estão de acordo com a estrutura combinada.
Em seguida fizemos o estudo das unidades 7 e 8, discutimos sobre o que é Arte, forma e funções e figuras de linguagem. Sugeriremos filmes que dá destaque a arte no cotidiano sofrido de alguns personagens envolvidos na trama. Ressaltamos a importância de usar em nossas aulas elementos que são da rotina dos nossos alunos, como por exemplo, a novela “Caras e Bocas” que comenta sobre as obras do pintor Debret e analisamos a música Fantasia de Chico Buarque.
Após o intervalo, foi disponibilizado aos cursistas alguns livros da coleção “Mestres das Artes” e para que fizessem um planejamento contemplado a leitura, interpretação e produção de textos com foco na Arte. Os grupos socializaram os planejamentos produzidos.
Assistimos ao vídeo Pleonasmo e comentamos sobre as possibilidades de trabalhar com o vídeo com os estudantes.
Em grupos os cursistas fizeram a atividade da oficina da página 154, analisaram a imagem e responderam as questões.
Por fim os cursistas foram motivados a fazerem a leitura das unidades 21 e 22 do TP6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário