
terça-feira, 15 de setembro de 2009
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
domingo, 13 de setembro de 2009
TP1
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
Relatório nº. 11 Turma: LP3 Turno: matutino
Área: Língua Portuguesa TP: 1 unidades 3 e 4 Data: 01/09/09 terça
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-
Iniciamos a oficina com a dinâmica do quebra cabeça, os cursistas escolheram os grupos de acordo com sua cor preferida, montaram o quebra cabeça e apresentam o texto existente no verso do quebra cabeça através de declamação e do canto. Este momento foi especial, pois cursistas se divertiram e deixaram aflorar o lado artístico.
Destinamos um tempo para a socialização das atividades desenvolvidas durante a quinzena, porém foi possível detectar que os professores estão disponibilizando mais aulas para a execução das atividades e na maioria dos casos as atividades ainda estavam em andamento. Aproveitamos o momento para conversar sobre o desenvolvimento do projeto e para lembrar aos professores a importância da entrega dos relatórios, já que este é um dos critérios avaliativos do programa.
Em grupos debatemos sobre o tema da oficina “Texto e Intertextualidade” através de uma apresentação em power point. Discutimos sobre: a importância de oficinas de leitura, leitura e leitor. Fizemos leitura de textos não verbais relacionados a rede de significados e a rede de imaginação. Analisamos a argumentação, a intergenericidade e intertextualidade dos textos “O gato feio” , “O carteiro chegou” e “Outra Vidas” . Também diferenciamos alusão, citação, referência, paródia e paráfrase através de vários textos.
Durante a apresentação os cursistas faziam inferências e a formatura complementava a explicação conforme a necessidade.
Finalizamos a oficina com o direcionamento para a leitura das próximas unidades (5 e 6) do Tp2.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
Relatório nº. 11 Turma: LP5 Turno: matutino
Área: Língua Portuguesa TP: 1 Data: 29/08/09 sábado
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-
Para podermos utilizar o recurso tecnológico do data show, agrupamos as turmas LP4 e LP5 do sábado.
Iniciamos a oficina com a socialização das atividades referentes ao TP1 unidades 1 e 2, aproveitamos o espaço para tirar dúvidas sobre o Projeto.
Em seguida os cursistas foram dividos em duplas para realização da dinâmica do quebra cabeça, após montar a figura geométrica os cursistas apresentaram para a sala em forma de declamação, dramatização ou cantatada os texto que estavam atrás da figura. Foi um momento de descontração em que os cursistas deixaram se levar pela criatividade.
Em círculo eles assistiram e participaram, com colocações oportunas, da apresentação de slides que contemplava as unidades 3 e 4 do TP1. Sugerimos que os professores trabalhem oficinas de leituras com suas turmas, mostrando alguns métodos.
Revisamos o que é texto, sobre as variações linguísticas, lemos algumas tiras da turma da Mônica em que é necessário do leitor um conhecimento prévio de mundo para que as tiras se tornem engraçadas, trabalhamos com leituras de imagens e com o reconhecimento de intertextualidade em textos verbais.
Fizemos a leitura do texto “O Gato Feio” como sugestão de atividade em sala, assim como a leitura do conto “O Patinho Feio” e a paráfrase “O patinho realmente feio” de John Scieszka criando um contexto em que os alunos pudessem compreender e localizar características nos textos.
Após o intervalo, em duplas, os cursistas fizeram a atividade proposta para a oficina do TP1 na página 172. Com base no texto A Língua , planejaram uma aula que colocasse em prática os conteúdos estudados nas duas unidades e que envolvesse leitura e produção de texto.
Os cursistas foram motivados a realizarem uma atividade do avançando na prática referente as unidades e a entregar os relatórios que estão atrasados.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
Relatório nº. 10 Turma: LP3 Turno: noturno
Área: Língua Portuguesa TP: 1 Data: 18/08/09 terça
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-
Iniciamos nossa oficina com a entrega do poema “Aula de Português” de Carlos Drummond de Andrade, fizemos a leitura do poema e conversamos sobre o estilo de Drummond.
Destinamos um tempo para os cursistas exporem o resultado da atividade desenvolvida com os alunos nos últimos 15 dias. Muitos professores ainda não haviam feito nenhuma atividade do TP após as férias. Solicitei aos cursistas que ainda estão com relatórios atrasados que coloquem em dia, pois já estamos na reta final do curso e os mesmo serão critérios de avaliação.
Dividimos a turma em três grupos, a proposta inicial era 4 grupos, mas não tivemos cursistas suficiente. Por isso a analise do texto Ampliando nossas Referencias foi desprezada. O grupo 1 analisou a unidade 1 do TP1, ressaltando os principais pontos e planejaram a apresentação para a turma. O grupo 2 analisou o poema “Caso do vestido” de Drummond e a música “O casamento dos pequenos burgueses” de Chico Buarque sob os aspectos do texto literário, também planejaram uma apresentação. Esse grupo utilizou imagens de Drummond em sua apresentação. O grupo 3 analisou a secção 3 da unidade 2 do TP1, que trata sobre as modalidades da língua.
Todos os grupos fizeram uma boa apresentação, entusiasmando a turma para a leitura posterior das unidades em estudo, a apresentação do grupo 1 fez brotar comentários pertinentes ao assunto Variação lingüística e sugestões de atividades. Já o grupo 3 sintetizou todo o tema estudado nas duas unidades.
Após o intervalo os cursistas fizeram a leitura de trechos do texto da página 59 a 61, em seguida foram divididos em dois grupos para realizar um debate. O grupo A defendeu o uso da gramática pela gramática e o B o uso do texto desprezando a gramática. Ao final da dinâmica pedi que os cursistas redigissem um texto com o seu perfil em relação ao ensino da gramática.
Reservamos um momento para agendar o próximo monitoramento nas salas em que os cursistas aplicam as atividades do Gestar II, houve também um momento de motivação para a leitura das próximas unidades.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
Relatório nº. 11 Turma: LP3 Turno: matutino
Área: Língua Portuguesa TP: 1 unidades 3 e 4 Data: 01/09/09 terça
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-
Iniciamos a oficina com a dinâmica do quebra cabeça, os cursistas escolheram os grupos de acordo com sua cor preferida, montaram o quebra cabeça e apresentam o texto existente no verso do quebra cabeça através de declamação e do canto. Este momento foi especial, pois cursistas se divertiram e deixaram aflorar o lado artístico.
Destinamos um tempo para a socialização das atividades desenvolvidas durante a quinzena, porém foi possível detectar que os professores estão disponibilizando mais aulas para a execução das atividades e na maioria dos casos as atividades ainda estavam em andamento. Aproveitamos o momento para conversar sobre o desenvolvimento do projeto e para lembrar aos professores a importância da entrega dos relatórios, já que este é um dos critérios avaliativos do programa.
Em grupos debatemos sobre o tema da oficina “Texto e Intertextualidade” através de uma apresentação em power point. Discutimos sobre: a importância de oficinas de leitura, leitura e leitor. Fizemos leitura de textos não verbais relacionados a rede de significados e a rede de imaginação. Analisamos a argumentação, a intergenericidade e intertextualidade dos textos “O gato feio” , “O carteiro chegou” e “Outra Vidas” . Também diferenciamos alusão, citação, referência, paródia e paráfrase através de vários textos.
Durante a apresentação os cursistas faziam inferências e a formatura complementava a explicação conforme a necessidade.
Finalizamos a oficina com o direcionamento para a leitura das próximas unidades (5 e 6) do Tp2.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
Relatório nº. 11 Turma: LP5 Turno: matutino
Área: Língua Portuguesa TP: 1 Data: 29/08/09 sábado
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-
Para podermos utilizar o recurso tecnológico do data show, agrupamos as turmas LP4 e LP5 do sábado.
Iniciamos a oficina com a socialização das atividades referentes ao TP1 unidades 1 e 2, aproveitamos o espaço para tirar dúvidas sobre o Projeto.
Em seguida os cursistas foram dividos em duplas para realização da dinâmica do quebra cabeça, após montar a figura geométrica os cursistas apresentaram para a sala em forma de declamação, dramatização ou cantatada os texto que estavam atrás da figura. Foi um momento de descontração em que os cursistas deixaram se levar pela criatividade.
Em círculo eles assistiram e participaram, com colocações oportunas, da apresentação de slides que contemplava as unidades 3 e 4 do TP1. Sugerimos que os professores trabalhem oficinas de leituras com suas turmas, mostrando alguns métodos.
Revisamos o que é texto, sobre as variações linguísticas, lemos algumas tiras da turma da Mônica em que é necessário do leitor um conhecimento prévio de mundo para que as tiras se tornem engraçadas, trabalhamos com leituras de imagens e com o reconhecimento de intertextualidade em textos verbais.
Fizemos a leitura do texto “O Gato Feio” como sugestão de atividade em sala, assim como a leitura do conto “O Patinho Feio” e a paráfrase “O patinho realmente feio” de John Scieszka criando um contexto em que os alunos pudessem compreender e localizar características nos textos.
Após o intervalo, em duplas, os cursistas fizeram a atividade proposta para a oficina do TP1 na página 172. Com base no texto A Língua , planejaram uma aula que colocasse em prática os conteúdos estudados nas duas unidades e que envolvesse leitura e produção de texto.
Os cursistas foram motivados a realizarem uma atividade do avançando na prática referente as unidades e a entregar os relatórios que estão atrasados.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
Relatório nº. 10 Turma: LP3 Turno: noturno
Área: Língua Portuguesa TP: 1 Data: 18/08/09 terça
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-
Iniciamos nossa oficina com a entrega do poema “Aula de Português” de Carlos Drummond de Andrade, fizemos a leitura do poema e conversamos sobre o estilo de Drummond.
Destinamos um tempo para os cursistas exporem o resultado da atividade desenvolvida com os alunos nos últimos 15 dias. Muitos professores ainda não haviam feito nenhuma atividade do TP após as férias. Solicitei aos cursistas que ainda estão com relatórios atrasados que coloquem em dia, pois já estamos na reta final do curso e os mesmo serão critérios de avaliação.
Dividimos a turma em três grupos, a proposta inicial era 4 grupos, mas não tivemos cursistas suficiente. Por isso a analise do texto Ampliando nossas Referencias foi desprezada. O grupo 1 analisou a unidade 1 do TP1, ressaltando os principais pontos e planejaram a apresentação para a turma. O grupo 2 analisou o poema “Caso do vestido” de Drummond e a música “O casamento dos pequenos burgueses” de Chico Buarque sob os aspectos do texto literário, também planejaram uma apresentação. Esse grupo utilizou imagens de Drummond em sua apresentação. O grupo 3 analisou a secção 3 da unidade 2 do TP1, que trata sobre as modalidades da língua.
Todos os grupos fizeram uma boa apresentação, entusiasmando a turma para a leitura posterior das unidades em estudo, a apresentação do grupo 1 fez brotar comentários pertinentes ao assunto Variação lingüística e sugestões de atividades. Já o grupo 3 sintetizou todo o tema estudado nas duas unidades.
Após o intervalo os cursistas fizeram a leitura de trechos do texto da página 59 a 61, em seguida foram divididos em dois grupos para realizar um debate. O grupo A defendeu o uso da gramática pela gramática e o B o uso do texto desprezando a gramática. Ao final da dinâmica pedi que os cursistas redigissem um texto com o seu perfil em relação ao ensino da gramática.
Reservamos um momento para agendar o próximo monitoramento nas salas em que os cursistas aplicam as atividades do Gestar II, houve também um momento de motivação para a leitura das próximas unidades.
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
domingo, 16 de agosto de 2009
Oficina Intercalada
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
Relatório nº. 9
Turma: LP5
Turno: matutino
Área: Língua Portuguesa
TP: Intercalada
Data: 01/08/09 sábado
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-
Iniciamos a oficina com a leitura do Texto motivacional “A estória dos sapinhos”, que ressalta a importância de sempre pensar em coisas boas e ignorar as pessoas que não acreditam em nosso trabalho.
Logo após os cursistas sentaram em círculos para participar de uma dinâmica. Cada um retirou do envelope uma imagem, os professores tiveram que contar uma história coerente com a imagem dando sempre continuidade a história do colega. Os cursistas gostaram desse momento, pois propicia a criatividade dos alunos e evidencia a coerência texto, além de ser fácil e prático e montar o material utilizado.
Ainda em círculo, os professores participaram do Balaio de Gato, cada cursistas escolheu um texto de dentro do balaio com a missão de analisá-lo segundo o gênero textual, a sequência tipológica predominante, a coerência textual e identificar os elos coesivos. Nesse momento todos os cursistas participaram e conseguiram identificar com clareza cada ponto de analise. No fim concordaram que está atividade também poderia ser feita com seus alunos, adequando os textos do balaio de gato de acordo com o ano e a faixa etária dos alunos.
Dividimos a turma em três grupos para estudar os textos do “Ampliando nossas Referencias” que estão no TP4 e no TP5:
O grupo 1 analisou um fragmento do livro de Mantencio[1] da página 54 – 56 do TP4, discutiram as principais informações, listaram no papel manilha pontos de relevância para turma e apresentaram suas conclusões. Definiram o que é letramento, alfabetização e escolarização e onde cada processo acontece.
O grupo 2 fez a análise do texto “Por que meu aluno não lê” de Kleiman[2] (TP4 páginas 146-150), levando a turma a refletir sobre a importância da leitura em sala e sobre maneiras de motivar a leitura em nossos alunos. A formadora sugeriu que analisassem profundamente alguns questionamentos feitos pela a autora, pois poderia ajudar na definição e na problemática do projeto a ser elaborado.
O grupo 3 analisou no TP5 o texto “O vocabulário português” de Lapa[3] (TP5 páginas 54-59 que trata da estilística definindo o que é lexema, morfema, fantasia das palavras e parafantasia.
Após o recreio socializamos as atividades feitas em salas e dedicamos um tempo para discutimos sobre o tema do projeto e sua formatação. Definimos que utilizaremos o e-mail como ferramenta para trocarmos informações e passar orientações aos cursistas quando necessário. Pude anotar que ainda há professores com tema não definido e que demonstraram não ter intimidade com o gênero projeto. Por isso ressaltei a importância da troca de e-mail, para tirar dúvidas e orientar.
Grande parte dos professores com tema definido irá trabalhar com a leitura, produção de texto e letramento, como também utilizar recursos tecnológicos como blogs, conversas instantâneas e e-mails.
Os cursistas foram motivados a lerem o próximo TP e colocar em dia os relatórios atrasados.
--------------------------------------------------------------------------------
[1] MATENCIO, M de L. M. Leitura, produção de textos e a escola. Campinas: Mercado das letras, 1944. p. 17-19.
[2] KLEIMAN, A. Oficina de Leitura: Teoria e Prática. São Paulo: Pontes, 2002. p.15-17.
[3] LAPA, Manuel Rodrigues. Estilística da Língua Portuguesa. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
Relatório nº. 9
Turma: LP3
Turno: noturno
Área: Língua Portuguesa
TP: Intercalada
Data: 04/08/09 sábado
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-
Iniciamos a oficina com a leitura do texto motivador “A estória dos sapinhos”, os cursistas comentaram a leitura com uma reflexão de seus avanços profissionais e pessoais. Em círculo os cursistas participaram de uma produção de texto oral em que tinha que escolher uma figura contar uma história, porém era necessário existir coerência entre a história do colega e sua imagem. Os cursistas adoraram a dinâmica e deram sugestões de atividades que trabalhavam a oralidade.
Fizemos um momento especial para os cursistas relatarem o processo de desenvolvimento das atividades no primeiro semestre, refletiram sobre as mudanças ocasionadas pelo Gestar e a recepção dos alunos, e deles mesmos, ao “novo”.
Dando continuidade ao encontro, os professores foram convidados a retirarem do “Balaio de Gato” um texto, nesse momento foi necessário relembrar com os cursistas o que é um texto. Os cursistas foram orientados a analisar os textos de acordo com o gênero textual e a sequência tipológica, observar se o texto é coerente e se possui elos coesivos.
Os professores tiveram no início, dificuldades para estabelecer a que gênero textual o texto pertenciam, pois dependendo do meu meio que ele é produzido e meio utilizado para sua veiculação, o gênero pode migrar de um para outro. Em relação às sequências tipológicas, coerência e coesão, o número de dúvidas foi menor. Atividade foi significativa para os cursistas e os formadores, pois as duvidadas remanescentes foram retiradas e os professores enxergaram a possibilidade de trabalhar o balaio com seus alunos.
Dividimos a sala em grupos para fazer o estudo dos textos Ampliando Nossas Referências do TP4. O grupo 1 leu e analisou os principais pontos de um fragmento do livro da Mantencio[1] da página 54 – 56 do TP4, acredito que o grupo não conseguiu perceber a essência do letramento, associando o termo letrado à um título e não ao estado de saber interpretar o mundo a sua volta. O grupo 2 leu, analisou e socializou os principais pontos do texto “Por que meus alunos não lêem?”da Kleiman[2] da página 146 – 150, durante a socialização justificaram o desinteresse dos alunos devido a má formação dos professores, o que gerou uma grande reflexão.
Ao voltarmos do intervalo os cursistas escreveram um texto biográfico que destacava a formação acadêmica, escola de leciona, quantidade de turmas e os anos em que atua. Também conversamos sobre a elaboração do projeto, principalmente sobre o tema que será abordado. Colocações como datas e modelos de projetos serão passados aos cursistas via e-mail.
Por fim os professores foram motivados a lerem o TP1 para o próximo encontro.
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[1] MATENCIO, M de L. M. Leitura, produção de textos e a escola. Campinas: Mercado das letras, 1944. p. 17-19.
[2] KLEIMAN, A. Oficina de Leitura: Teoria e Prática. São Paulo: Pontes, 2002. p.15-17.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
Relatório nº. 9
Turma: LP5
Turno: matutino
Área: Língua Portuguesa
TP: Intercalada
Data: 01/08/09 sábado
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-
Iniciamos a oficina com a leitura do Texto motivacional “A estória dos sapinhos”, que ressalta a importância de sempre pensar em coisas boas e ignorar as pessoas que não acreditam em nosso trabalho.
Logo após os cursistas sentaram em círculos para participar de uma dinâmica. Cada um retirou do envelope uma imagem, os professores tiveram que contar uma história coerente com a imagem dando sempre continuidade a história do colega. Os cursistas gostaram desse momento, pois propicia a criatividade dos alunos e evidencia a coerência texto, além de ser fácil e prático e montar o material utilizado.
Ainda em círculo, os professores participaram do Balaio de Gato, cada cursistas escolheu um texto de dentro do balaio com a missão de analisá-lo segundo o gênero textual, a sequência tipológica predominante, a coerência textual e identificar os elos coesivos. Nesse momento todos os cursistas participaram e conseguiram identificar com clareza cada ponto de analise. No fim concordaram que está atividade também poderia ser feita com seus alunos, adequando os textos do balaio de gato de acordo com o ano e a faixa etária dos alunos.
Dividimos a turma em três grupos para estudar os textos do “Ampliando nossas Referencias” que estão no TP4 e no TP5:
O grupo 1 analisou um fragmento do livro de Mantencio[1] da página 54 – 56 do TP4, discutiram as principais informações, listaram no papel manilha pontos de relevância para turma e apresentaram suas conclusões. Definiram o que é letramento, alfabetização e escolarização e onde cada processo acontece.
O grupo 2 fez a análise do texto “Por que meu aluno não lê” de Kleiman[2] (TP4 páginas 146-150), levando a turma a refletir sobre a importância da leitura em sala e sobre maneiras de motivar a leitura em nossos alunos. A formadora sugeriu que analisassem profundamente alguns questionamentos feitos pela a autora, pois poderia ajudar na definição e na problemática do projeto a ser elaborado.
O grupo 3 analisou no TP5 o texto “O vocabulário português” de Lapa[3] (TP5 páginas 54-59 que trata da estilística definindo o que é lexema, morfema, fantasia das palavras e parafantasia.
Após o recreio socializamos as atividades feitas em salas e dedicamos um tempo para discutimos sobre o tema do projeto e sua formatação. Definimos que utilizaremos o e-mail como ferramenta para trocarmos informações e passar orientações aos cursistas quando necessário. Pude anotar que ainda há professores com tema não definido e que demonstraram não ter intimidade com o gênero projeto. Por isso ressaltei a importância da troca de e-mail, para tirar dúvidas e orientar.
Grande parte dos professores com tema definido irá trabalhar com a leitura, produção de texto e letramento, como também utilizar recursos tecnológicos como blogs, conversas instantâneas e e-mails.
Os cursistas foram motivados a lerem o próximo TP e colocar em dia os relatórios atrasados.
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[1] MATENCIO, M de L. M. Leitura, produção de textos e a escola. Campinas: Mercado das letras, 1944. p. 17-19.
[2] KLEIMAN, A. Oficina de Leitura: Teoria e Prática. São Paulo: Pontes, 2002. p.15-17.
[3] LAPA, Manuel Rodrigues. Estilística da Língua Portuguesa. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
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SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
Relatório nº. 9
Turma: LP3
Turno: noturno
Área: Língua Portuguesa
TP: Intercalada
Data: 04/08/09 sábado
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-
Iniciamos a oficina com a leitura do texto motivador “A estória dos sapinhos”, os cursistas comentaram a leitura com uma reflexão de seus avanços profissionais e pessoais. Em círculo os cursistas participaram de uma produção de texto oral em que tinha que escolher uma figura contar uma história, porém era necessário existir coerência entre a história do colega e sua imagem. Os cursistas adoraram a dinâmica e deram sugestões de atividades que trabalhavam a oralidade.
Fizemos um momento especial para os cursistas relatarem o processo de desenvolvimento das atividades no primeiro semestre, refletiram sobre as mudanças ocasionadas pelo Gestar e a recepção dos alunos, e deles mesmos, ao “novo”.
Dando continuidade ao encontro, os professores foram convidados a retirarem do “Balaio de Gato” um texto, nesse momento foi necessário relembrar com os cursistas o que é um texto. Os cursistas foram orientados a analisar os textos de acordo com o gênero textual e a sequência tipológica, observar se o texto é coerente e se possui elos coesivos.
Os professores tiveram no início, dificuldades para estabelecer a que gênero textual o texto pertenciam, pois dependendo do meu meio que ele é produzido e meio utilizado para sua veiculação, o gênero pode migrar de um para outro. Em relação às sequências tipológicas, coerência e coesão, o número de dúvidas foi menor. Atividade foi significativa para os cursistas e os formadores, pois as duvidadas remanescentes foram retiradas e os professores enxergaram a possibilidade de trabalhar o balaio com seus alunos.
Dividimos a sala em grupos para fazer o estudo dos textos Ampliando Nossas Referências do TP4. O grupo 1 leu e analisou os principais pontos de um fragmento do livro da Mantencio[1] da página 54 – 56 do TP4, acredito que o grupo não conseguiu perceber a essência do letramento, associando o termo letrado à um título e não ao estado de saber interpretar o mundo a sua volta. O grupo 2 leu, analisou e socializou os principais pontos do texto “Por que meus alunos não lêem?”da Kleiman[2] da página 146 – 150, durante a socialização justificaram o desinteresse dos alunos devido a má formação dos professores, o que gerou uma grande reflexão.
Ao voltarmos do intervalo os cursistas escreveram um texto biográfico que destacava a formação acadêmica, escola de leciona, quantidade de turmas e os anos em que atua. Também conversamos sobre a elaboração do projeto, principalmente sobre o tema que será abordado. Colocações como datas e modelos de projetos serão passados aos cursistas via e-mail.
Por fim os professores foram motivados a lerem o TP1 para o próximo encontro.
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[1] MATENCIO, M de L. M. Leitura, produção de textos e a escola. Campinas: Mercado das letras, 1944. p. 17-19.
[2] KLEIMAN, A. Oficina de Leitura: Teoria e Prática. São Paulo: Pontes, 2002. p.15-17.
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Unidades 19 e 20 TP5
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
Relatório nº. 8 Turma: LP5 Turno: noturno
Área: Língua Portuguesa TP: 5 Unidades: 19 e 20 Data: 07/07/09 terça-feira
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-
Iniciamos o encontro com a leitura do texto “O voo da águia” de Affonso Romano de Sant’Anna o que nos levou a refletir sobre nossas práticas pedagógicas e ao que fazer diante as transformações que nos cercam.
Os cursistas receberam uma folha que continha as seguintes frases “O início do fim. Esqueceram meu nome. Uma ilha às escuras. A vaca voa.” e imaginaram uma situação em que as frases foram coerentes com a realidade proposta pelo professor, em seguida a formadora e os cursistas debateram sobre os conceitos de coerência e coesão textual.
Os cursistas socializaram o desenvolvimento das atividades em sala e fizeram uma mini exposição dos trabalhos produzidos por seus alunos, este momento foi muito proveitoso já que puderam trocar e experiências e observar o resultado das atividades.
Dando sequência, as atividades, a formadora leu o poema A pesca de Afonso Romano de Sant’Anna e juntos resolvemos as atividades da página 129. Os cursistas assistiram ao clipe da música “Passe em Casa” dos Tribalistas responderam as perguntas da página 157. A formadora o sorteio de um livro da poetiza Cecília Meirelles e o contemplado foi o cursista Ádemir.
Após o intervalo a sala foi dividida em apenas dois grupos devido ao número de cursista. O grupo azul fez a leitura do texto “Ampliando nossas Referencias” da página 166, respondeu as atividades e na folha de papal pardo sintetizou as respostas para apresentar a sala. O grupo verde elaborou um anunciou publicitário usando a negação conforme a sugestão da atividade da página 257 (parte III). Os grupos socializaram as conclusões.
Finalizando o estudo do TP5, os cursistas assistiram o filme “Ilha das Flores” de Jorge Furtado focalizando os pontos em que ocorria coerência textual entre a linguagem verbal e não verbal e os elos coesivos. Os cursistas ficaram impressionados, mas fizeram as observações solicitadas.
Por fim a formadora solicitou que os cursistas entregassem os relatórios que estavam em atraso e pensassem um tema para a elaboração do projeto.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
Relatório nº. 8 Turma: LP5 Turno: noturno
Área: Língua Portuguesa TP: 5 Unidades: 19 e 20 Data: 07/07/09 terça-feira
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-
Iniciamos o encontro com a leitura do texto “O voo da águia” de Affonso Romano de Sant’Anna o que nos levou a refletir sobre nossas práticas pedagógicas e ao que fazer diante as transformações que nos cercam.
Os cursistas receberam uma folha que continha as seguintes frases “O início do fim. Esqueceram meu nome. Uma ilha às escuras. A vaca voa.” e imaginaram uma situação em que as frases foram coerentes com a realidade proposta pelo professor, em seguida a formadora e os cursistas debateram sobre os conceitos de coerência e coesão textual.
Os cursistas socializaram o desenvolvimento das atividades em sala e fizeram uma mini exposição dos trabalhos produzidos por seus alunos, este momento foi muito proveitoso já que puderam trocar e experiências e observar o resultado das atividades.
Dando sequência, as atividades, a formadora leu o poema A pesca de Afonso Romano de Sant’Anna e juntos resolvemos as atividades da página 129. Os cursistas assistiram ao clipe da música “Passe em Casa” dos Tribalistas responderam as perguntas da página 157. A formadora o sorteio de um livro da poetiza Cecília Meirelles e o contemplado foi o cursista Ádemir.
Após o intervalo a sala foi dividida em apenas dois grupos devido ao número de cursista. O grupo azul fez a leitura do texto “Ampliando nossas Referencias” da página 166, respondeu as atividades e na folha de papal pardo sintetizou as respostas para apresentar a sala. O grupo verde elaborou um anunciou publicitário usando a negação conforme a sugestão da atividade da página 257 (parte III). Os grupos socializaram as conclusões.
Finalizando o estudo do TP5, os cursistas assistiram o filme “Ilha das Flores” de Jorge Furtado focalizando os pontos em que ocorria coerência textual entre a linguagem verbal e não verbal e os elos coesivos. Os cursistas ficaram impressionados, mas fizeram as observações solicitadas.
Por fim a formadora solicitou que os cursistas entregassem os relatórios que estavam em atraso e pensassem um tema para a elaboração do projeto.
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