domingo, 16 de agosto de 2009

Oficina Intercalada

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.


Relatório nº. 9
Turma: LP5
Turno: matutino

Área: Língua Portuguesa
TP: Intercalada
Data: 01/08/09 sábado
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-

Iniciamos a oficina com a leitura do Texto motivacional “A estória dos sapinhos”, que ressalta a importância de sempre pensar em coisas boas e ignorar as pessoas que não acreditam em nosso trabalho.

Logo após os cursistas sentaram em círculos para participar de uma dinâmica. Cada um retirou do envelope uma imagem, os professores tiveram que contar uma história coerente com a imagem dando sempre continuidade a história do colega. Os cursistas gostaram desse momento, pois propicia a criatividade dos alunos e evidencia a coerência texto, além de ser fácil e prático e montar o material utilizado.

Ainda em círculo, os professores participaram do Balaio de Gato, cada cursistas escolheu um texto de dentro do balaio com a missão de analisá-lo segundo o gênero textual, a sequência tipológica predominante, a coerência textual e identificar os elos coesivos. Nesse momento todos os cursistas participaram e conseguiram identificar com clareza cada ponto de analise. No fim concordaram que está atividade também poderia ser feita com seus alunos, adequando os textos do balaio de gato de acordo com o ano e a faixa etária dos alunos.

Dividimos a turma em três grupos para estudar os textos do “Ampliando nossas Referencias” que estão no TP4 e no TP5:

O grupo 1 analisou um fragmento do livro de Mantencio[1] da página 54 – 56 do TP4, discutiram as principais informações, listaram no papel manilha pontos de relevância para turma e apresentaram suas conclusões. Definiram o que é letramento, alfabetização e escolarização e onde cada processo acontece.

O grupo 2 fez a análise do texto “Por que meu aluno não lê” de Kleiman[2] (TP4 páginas 146-150), levando a turma a refletir sobre a importância da leitura em sala e sobre maneiras de motivar a leitura em nossos alunos. A formadora sugeriu que analisassem profundamente alguns questionamentos feitos pela a autora, pois poderia ajudar na definição e na problemática do projeto a ser elaborado.

O grupo 3 analisou no TP5 o texto “O vocabulário português” de Lapa[3] (TP5 páginas 54-59 que trata da estilística definindo o que é lexema, morfema, fantasia das palavras e parafantasia.

Após o recreio socializamos as atividades feitas em salas e dedicamos um tempo para discutimos sobre o tema do projeto e sua formatação. Definimos que utilizaremos o e-mail como ferramenta para trocarmos informações e passar orientações aos cursistas quando necessário. Pude anotar que ainda há professores com tema não definido e que demonstraram não ter intimidade com o gênero projeto. Por isso ressaltei a importância da troca de e-mail, para tirar dúvidas e orientar.

Grande parte dos professores com tema definido irá trabalhar com a leitura, produção de texto e letramento, como também utilizar recursos tecnológicos como blogs, conversas instantâneas e e-mails.

Os cursistas foram motivados a lerem o próximo TP e colocar em dia os relatórios atrasados.



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[1] MATENCIO, M de L. M. Leitura, produção de textos e a escola. Campinas: Mercado das letras, 1944. p. 17-19.

[2] KLEIMAN, A. Oficina de Leitura: Teoria e Prática. São Paulo: Pontes, 2002. p.15-17.

[3] LAPA, Manuel Rodrigues. Estilística da Língua Portuguesa. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

Relatório nº. 9
Turma: LP3
Turno: noturno
Área: Língua Portuguesa
TP: Intercalada
Data: 04/08/09 sábado
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-

Iniciamos a oficina com a leitura do texto motivador “A estória dos sapinhos”, os cursistas comentaram a leitura com uma reflexão de seus avanços profissionais e pessoais. Em círculo os cursistas participaram de uma produção de texto oral em que tinha que escolher uma figura contar uma história, porém era necessário existir coerência entre a história do colega e sua imagem. Os cursistas adoraram a dinâmica e deram sugestões de atividades que trabalhavam a oralidade.

Fizemos um momento especial para os cursistas relatarem o processo de desenvolvimento das atividades no primeiro semestre, refletiram sobre as mudanças ocasionadas pelo Gestar e a recepção dos alunos, e deles mesmos, ao “novo”.

Dando continuidade ao encontro, os professores foram convidados a retirarem do “Balaio de Gato” um texto, nesse momento foi necessário relembrar com os cursistas o que é um texto. Os cursistas foram orientados a analisar os textos de acordo com o gênero textual e a sequência tipológica, observar se o texto é coerente e se possui elos coesivos.

Os professores tiveram no início, dificuldades para estabelecer a que gênero textual o texto pertenciam, pois dependendo do meu meio que ele é produzido e meio utilizado para sua veiculação, o gênero pode migrar de um para outro. Em relação às sequências tipológicas, coerência e coesão, o número de dúvidas foi menor. Atividade foi significativa para os cursistas e os formadores, pois as duvidadas remanescentes foram retiradas e os professores enxergaram a possibilidade de trabalhar o balaio com seus alunos.

Dividimos a sala em grupos para fazer o estudo dos textos Ampliando Nossas Referências do TP4. O grupo 1 leu e analisou os principais pontos de um fragmento do livro da Mantencio[1] da página 54 – 56 do TP4, acredito que o grupo não conseguiu perceber a essência do letramento, associando o termo letrado à um título e não ao estado de saber interpretar o mundo a sua volta. O grupo 2 leu, analisou e socializou os principais pontos do texto “Por que meus alunos não lêem?”da Kleiman[2] da página 146 – 150, durante a socialização justificaram o desinteresse dos alunos devido a má formação dos professores, o que gerou uma grande reflexão.

Ao voltarmos do intervalo os cursistas escreveram um texto biográfico que destacava a formação acadêmica, escola de leciona, quantidade de turmas e os anos em que atua. Também conversamos sobre a elaboração do projeto, principalmente sobre o tema que será abordado. Colocações como datas e modelos de projetos serão passados aos cursistas via e-mail.

Por fim os professores foram motivados a lerem o TP1 para o próximo encontro.

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[1] MATENCIO, M de L. M. Leitura, produção de textos e a escola. Campinas: Mercado das letras, 1944. p. 17-19.

[2] KLEIMAN, A. Oficina de Leitura: Teoria e Prática. São Paulo: Pontes, 2002. p.15-17.

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