segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Unidades 19 e 20 TP5

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

Relatório nº. 8 Turma: LP5 Turno: noturno
Área: Língua Portuguesa TP: 5 Unidades: 19 e 20 Data: 07/07/09 terça-feira
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-

Iniciamos o encontro com a leitura do texto “O voo da águia” de Affonso Romano de Sant’Anna o que nos levou a refletir sobre nossas práticas pedagógicas e ao que fazer diante as transformações que nos cercam.
Os cursistas receberam uma folha que continha as seguintes frases “O início do fim. Esqueceram meu nome. Uma ilha às escuras. A vaca voa.” e imaginaram uma situação em que as frases foram coerentes com a realidade proposta pelo professor, em seguida a formadora e os cursistas debateram sobre os conceitos de coerência e coesão textual.
Os cursistas socializaram o desenvolvimento das atividades em sala e fizeram uma mini exposição dos trabalhos produzidos por seus alunos, este momento foi muito proveitoso já que puderam trocar e experiências e observar o resultado das atividades.
Dando sequência, as atividades, a formadora leu o poema A pesca de Afonso Romano de Sant’Anna e juntos resolvemos as atividades da página 129. Os cursistas assistiram ao clipe da música “Passe em Casa” dos Tribalistas responderam as perguntas da página 157. A formadora o sorteio de um livro da poetiza Cecília Meirelles e o contemplado foi o cursista Ádemir.
Após o intervalo a sala foi dividida em apenas dois grupos devido ao número de cursista. O grupo azul fez a leitura do texto “Ampliando nossas Referencias” da página 166, respondeu as atividades e na folha de papal pardo sintetizou as respostas para apresentar a sala. O grupo verde elaborou um anunciou publicitário usando a negação conforme a sugestão da atividade da página 257 (parte III). Os grupos socializaram as conclusões.
Finalizando o estudo do TP5, os cursistas assistiram o filme “Ilha das Flores” de Jorge Furtado focalizando os pontos em que ocorria coerência textual entre a linguagem verbal e não verbal e os elos coesivos. Os cursistas ficaram impressionados, mas fizeram as observações solicitadas.
Por fim a formadora solicitou que os cursistas entregassem os relatórios que estavam em atraso e pensassem um tema para a elaboração do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário