quinta-feira, 30 de julho de 2009

TP5 Unidades 19 e 20

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.






Relatório nº. 8 Turma: LP3 Turno: matutino
Área: Língua Portuguesa TP: 5 Unidades: 19 e 20 Data: 04/07/09 sábado
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-

Começamos a oficina com a leitura do texto “O voo da águia” de Affonso Romano de Sant’Anna que nos levou a refletir sobre nossas práticas pedagógicas e em como agir em meio as transformações, os cursistas puderam opinar sobre o texto e expor seus pensamentos.
No quadro a formadora escreveu a seguinte sequências de frases: “O inicio do fim. Esqueceram meu nome. Uma ilha às escuras. A vaca voa.” Em grupos os cursistas pensaram em situações sócias comunicativas em que o uso das frases se tornasse coerente. Houve então uma explanação sobre os conteúdos coerência e coesão.
Em seguida os cursistas foram divididos em três grupos. O grupo verde analisou o poema “A pesca” do Affonso Romano de Sant’Anna , o grupo vermelho localizou os elos coesivos da música “Luar do Sertão” de Catulo da paixão Cearense e o grupo azul analisou a música “Passe em casa” dos Tribalistas. Em seguida os grupos socializaram suas conclusões e aproveitamos o momento para falar sobre o desenvolvimento das atividades na sala de aula. Os professores estão satisfeitos com os resultados que são observados sala, relatam que os alunos estão progredindo em leitura e interpretação de texto.
Antes do intervalo a formadora sorteou na sala um livro do escritor Caio Fernandes, a cursista Renata foi a contemplada. Ao voltar do intervalo seguimos a mesma dinâmica do primeiro momento. Cada grupo efetuou uma atividade diferente, o primeiro fez à leitura do ampliando nossas referências página 166 e respondeu as atividades, o segundo analisou uma redação retirada do livro “Redação e Textualidade” e o terceiro executou a elaboração de um anúncio publicitário usando a negação página 257. Os cursistas socializaram suas conclusões e conforme solicitado ou necessário a formadora interferiu nas explicações.
Para finalizar o estudo do TP5, que tratou dos conteúdos relacionados à estilística, coerência e coesão, assistimos ao filme “Ilha das Flores” de Jorge furtado foi solicitado que os cursistas prestassem atenção na linguagem não verbal e verbal do filme e aos elos coesivos disponibilizados. No primeiro momento os professores ficaram chocados com o conteúdo, mas em seguida fizeram a analise do filme localizando os pontos determinados e previamente. Também comentamos sobre os temas abordados no filme e a possibilidade de passar o filme para os alunos. Nesse momento a formadora ressaltou que será necessário os cursistas demarcarem seus objetivos ao passar o filme, já que ele é riquíssimo e pode confundir os alunos.
Por fim a formadora solicitou que os cursistas aproveitassem o período de férias para colocar em os relatórios atrasados e que os cursistas trouxessem para o próximo encontro o tema de seu projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário