quarta-feira, 8 de julho de 2009

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

Relatório nº. 7
Turma: LP5
Turno: noturno
Área: Língua Portuguesa
TP: 5 Unidades: 17 e 18
Data: 23/06/09 terça-feira
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-

Com a sala organizada em grupos, iniciamos o encontro com a leitura do poema “Trem de Ferro” de Manuel Bandeira, os cursistas socializaram maneiras de trabalharem o poema com seus alunos, como por exemplo, em jogral ou declamando para as turmas. Os professores em roda cantaram as duas primeiras vogais do primeiro nome para exemplificar o acontecimento da assonância nos textos, todos os cursistas participaram da atividade.
Novamente em seus lugares, os cursistas puderam socializar as atividades feitas no decorrer da semana com as turmas, perceberam as mudanças em seus alunos com relação ao desenvolvimento de suas atividades e a facilidade do planejamento das aulas.
Foi sugerido aos cursistas que trabalhassem os poemas “Trem de Ferro” de Manuel Bandeira[1] e o poema “O Trem do Manuel” de Almir Correia[2], nesse caso o professor poderia trabalhar a intertextualidade e a estilística dos dois textos além do ritmo e das rimas. Fizemos a analise do poema “Convite” de José Paulo Paes e de outros poemas dos livros “Poemas para Brincar”[3] e “Um passarinho me contou”[4].
Lemos o texto “Palavra” da página 41[5] e o livro “A tampa do Céu” de Adriana Falcão[6]. Sugeri aos cursistas que assistissem ao vídeo em que o Lázaro Ramos[7] narra o poema “Palavras ao Vento” que passassem aos alunos para trabalharem a interpretação do texto e a construção de um dicionário.
Os grupos organizaram em folhas de sulfite um texto coerente formado com recortes de palavras de manchetes e uma imagem que ilustrassem o texto produzido. Tirei algumas fotos dos grupos trabalhando e dos trabalhos prontos.
Após o intervalo, os cursistas socializaram os textos produzidos que foram recolhidos para serem fixados no portifólio dos professores.
Novamente em grupos, os cursistas analisaram os aspectos mais importantes das sessões 1 e 3 da unidade 18, assim como uma atividade do avançando na prática e relevâncias aos alunos e socializaram através de anotações no papel manilha suas conclusões sobre o conteúdo.
Destinamos um momento para os professores fazerem seu planejamento com as atividades do avançando na prática das unidades 17 e 18. Os cursistas foram motivados a lerem as próximas unidades das 19 e 20 do TP5, assim como, os relatórios que estão em atraso.

[1] BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de janeiro: José Olympio/INL, 1970.
[2] CORREIA, Almir. Poemas malandrinhos. São Paulo: Atual, 1991.
[3] PAES, José Paulo. Poemas para brincar. São Paulo: Ática, 1990.
[4] PAES, José Paulo. Um passarinho me contou. São Paulo: Ática, 1996.
[5] FALCÃO, Adriana. Pequeno dicionário de palavras ao vento. São Paulo: Planeta do Brasil, 2003.
[6] FALCÃO, Adriana. A tampa do céu. São Paulo: Salamandra, 2006.
[7]

Nenhum comentário:

Postar um comentário