quarta-feira, 8 de julho de 2009

TP5 unidades 17 e 18

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

Relatório nº. 7
Turma: LP5
Turno: matutino
Área: Língua Portuguesa
TP: 5 Unidades: 17 e 18
Data: 20/06/09 sábado
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-


Iniciamos a oficina com relatos dos professores sobre as atividades desenvolvidas na semana em que precedeu o encontro. Grande parte dos cursistas conseguiu finalizar as atividades e justificaram que os alunos estão muito empolgados com as atividades do Gestar II, que as turmas estão interessadas e mais caprichosas e que após um semestre executando as atividades sugeridas pelos TPs, já conseguem ver o avanço das salas em relação às outras turmas que não estão no Programa.
Em grupos os professores fizeram a leitura do poema “Trem de Ferro” de Manuel Bandeira[1] e organizaram estratégias para trabalharem o poema. Fizemos uma roda com todos os cursistas em pé e de mãos dadas, foi solicitado que cada professor cantasse as primeiras duas vogais de seu primeiro nome para exemplificar a assonância presente nos poemas como o do Manuel Bandeira “Berimbau”[2].
Como a unidade 17 trata sobre Estilística e Coerência, algumas atividades sobre o assunto foram sugeridas pela formadora para serem trabalhadas pelos professores como o poema “Trem de Ferro” da página 19 e o poema “O trem do Manuel” da página 25. Assim como trava línguas, provérbios e advinhas que estão no AAA5.
Os cursistas também fizeram a análise dos poemas de José Paulo Paes, comentaram sobre o estilo do poeta e algumas poesias dos Livros “Poemas para Brincar” [3] e “Um passarinho me contou”[4].
A formadora pediu a uma cursista para que fizesse a leitura do texto: “Palavras” de Adriana Falcão[5]. Comentamos sobre o conteúdo do texto, sugeri aos cursistas que assistissem ao vídeo em que o ator Lázaro Ramos narra o poema “Palavras ao Vento” e foi distribuído aos professores três crônicas de autoria de Adriana Falcão, para que pudessem ter contato com escritora. Lemos o livro “A Tampa do Céu” [6], para analisar os aspectos estilísticos do texto.
Algumas revistas e sulfites foram distribuídas aos grupos para que os professores montassem com recortes de palavras, presentes em manchetes, um texto coerente e que procurassem uma imagem para ilustrar os textos.
Durante a socialização percebi que os cursistas conseguiram montar textos de diversos temas como casamento, combate a dengue, educação e até mesmo uma poesia usando palavras soltas, porém coerentes.
Na volta do intervalo cada grupo ficou responsável por analisar os aspectos mais importantes de cada sessão (3) da unidade 18 e selecionar uma atividade da sessão para realizarem com os alunos. Os grupos fizeram apontamentos no papel manilha e apresentaram suas ideias para toda a sala.
Um tempo foi dedicado para que os cursistas planejassem sua aula, já que houve muitas sugestões de atividades a serem feitas dentro do conteúdo estudado nas duas unidades. Os cursistas foram motivados a fazerem a leitura das próximas unidades 19 e 20 que tem com tema transversal o meio ambiente e estudo da coesão textual.




[1] BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de janeiro: José Olympio/INL, 1970.
[2] Idem ao 1.
[3] PAES, José Paulo. Poemas para brincar. São Paulo: Ática, 1990.
[4] PAES, José Paulo. Um passarinho me contou. São Paulo: Ática, 1996.
[5] FALCÃO, Adriana. Pequeno dicionário de palavras ao vento. São Paulo: Planeta do Brasil, 2003.
[6] FALCÃO, Adriana. A tampa do céu. São Paulo: Salamandra, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário