segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Leitura para adolescentes

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.


Relatório nº. 18
Turma: LP3
Turno: vespertino
Área: Língua Portuguesa
Intercalada: leitura para adolescentes
Data: 05/12/09 sábado
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-

Especialmente no dia 05 de dezembro de 2oo9, os cursistas da Turma LP3 – terça/noturno – foram convidados a participar da oficina no sábado no período vespertino. Todos os cursistas compareceram ao encontro.
Iniciamos a oficina com a socialização das atividades desenvolvidas em sala referente às unidades 23 e 24 do TP6, os professores comentaram a evolução que seus alunos tiveram durante o ano nos quesitos: leitura, interpretação, produção de texto e oralidade.
Os cursistas organizaram uma feira do livro para apresentar aos demais colegas os exemplares que consideram adequados para iniciar e popularizar a literatura entre os adolescentes. Os cursistas apresentaram os livros previamente selecionados, comentaram sobre a temática e autor de cada livro, e por fim relataram uma possível estratégia de leitura que motivasse seus alunos.
Após o intervalo, os cursistas foram convidados a assistirem ao filme “Entre os muros da escola”[1], por tratar de um assunto pertinente e real em nossas salas, os cursistas organizaram um debate onde discutiram a postura do professor em relação a indisciplina dos alunos e a preocupação da comunidade escolar com o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
Em seguida os cursistas participaram da dinâmica do presente, cada cursista passava uma caixa embrulhada para um colega, cada vez que a cursista anunciava uma qualidade ou característica dos participantes do grupo como: o mais alegre, o estudioso, o crítico etc. Ao final da dinâmica o cursista, considerado mais justo pelos demais, abriu o pacote e dividiu os bombons com os colegas.

Ao final da oficina, os cursistas foram avisados que as próximas duas oficinas eram destinadas à avaliação do projeto e do curso e que as turmas ficariam juntas para melhor socialização dos projetos.
[1] dirigido por Laurent Cantet

Nenhum comentário:

Postar um comentário