sexta-feira, 16 de outubro de 2009

TP2

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

Relatório nº. 13 Turma: LP5 Turno: matutino
Área: Língua Portuguesa Intercalada: descritores Data: 26/09/09 sábado
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-

Iniciamos a oficina com o filme “O sabor e o saber” e comentários dos cursistas sobre o filme que abordou pontos importantes como: O que é educar, O que é prazeroso na educação, Qual o perfil do professor, entre outros.
Conceituamos os descritores e distratores e comentamos sobre a elaboração de itens, em seguida analisamos dez itens elaborados com base nos descritores estudados. Cada cursista leu um item e junto com a sala identificou o gabarito e o descritor que serviu de subsídio na questão.
Após o intervalo os cursistas foram divididos em seis grupo e cada grupo escolheu um descrito de um tópico para elaborar um item, os professore utilizaram os textos que estão no balaio de gato para essa atividade. E socializaram com a sala o material produzido, coube a turma desse momento, avaliar se o item produzido estava de acordo com descritor utilizado.
Disponibilizamos um tempo para que os professores fizessem a avaliação do encontro com o objetivo e melhor o próximo encontro.
Achei a oficina proveitosa, pois pode observar que os professores tem dificuldades na interpretação de alguns descritores.

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

Relatório nº. 13 Turma: LP3 Turno: noturno
Área: Língua Portuguesa Intercalada: descritores Data: 29/09/09 terça-feira
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-

Iniciamos a oficina com a socialização de algumas professoras a respeito das atividades desenvolvidas em sala. Assistimos ao filme “O saber e o Sabor” e em seguida comentamos sobre o tema abordado. Qual é o perfil do professor do futuro? Quem é o futuro? Como podemos educar essas crianças? O que é educar? Como instigar o interesse dos educando? Estas foram algumas perguntas norteadoras dos comentários feitos sobre o filme pelos professores. Achei este momento muito proveitoso e prazeroso, pois os cursistas recordaram o período que eram alunos e fizeram uma comparação com os professores de hoje .
Em seguida analisamos os descritores da Provas Brasil e os tópicos em que estão distribuídos. Cada cursistas fez a leitura de um tópico e comentamos sobre seu significado com intuito de chegarmos a um consenso sobre o que se trata o descritor.
Analisamos dez itens produzidos com base nos descritores, cada cursista fez a leitura de um item, a sala conferiu o gabarito e indicou qual descritor serviu de subsídio para o item. Pode verificar que os professores tiveram dificuldades em interpretar os descritores e também dificuldades em identificar o descritor no item.
Não tivemos tempo para aplicar o conhecimento adquirido no encontro com a elaboração de itens pelos cursistas, mas no próximo encontro destinaremos um tempo para a elaboração dos itens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário