quinta-feira, 1 de outubro de 2009

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

Relatório nº. 12 Turma: LP5 Turno: matutino
Área: Língua Portuguesa TP: 5 unidades 5 e 6 Data: 12/09/09 sábado
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-

Iniciamos a oficina com a mensagem “Educar com o Olhar” de Rubem Alves, em slides, para proporcionar aos cursistas um momento de reflexão. Fizemos uma explanação sobre as unidades em estudo: gramática interna, normativa e descritiva e organização de frases.
Passamos a apresentação de alguns provérbios e orientamos os cursistas a produzirem um texto de gênero livre que tivessecomo tema o provérbio implícito. Grupo 1 produziu um anúncio publicitário, grupo 2 um poema, grupo 3 produziu uma dramatização e o grupo 4 um fábula.
Em seguida dividimos a turma (LP4 e LP5) em quatros para realizar as atividades propostas: Grupo A analisou o diálogo do “Pluft” e planejou uma aula embasada em atividades do ensino produtivo e do ensino descritivo. Grupo B analisou o texto ampliando nossas referências “Questões ligadas ao ensino da gramática” e em um texto respondeu os principais questionamentos do estudo. Grupo C fez a analise da foto “Querida mamãe – obrigado por tudo” de Bradley Trevor Greive e realizou as atividades 8 e 9 página 60. O grupo D realizou o estudo do artigo “O vôo da Asa Branca” de Dioney de Moreira Gomes .
Durante a proveitosa socialização dos grupos, realizamos a dinâmica do boneco. O grupo A montou a cabeça, o B o tronco, o C os membros superiores e o D os membros inferiores. Ao montar o boneco, os grupos relacionaram palavras que representassem o Programa Gestar II e o tema estudado. Os cursistas se envolveram na dinâmica de maneira criativa e interativa criando assim, o “Boneco Gestar”.
Seguindo a orientação da próxima atividade, os cursistas produziramum texto no gênero bilhete, cada cursista em uma única folha sulfite deixou um bilhete para o colega usando uma variante regional. Para ilustrar a atividade desenvolvida assistimos ao vídeo: “Como o brasileiro elogia a sua mulher”
Por fim motivamos os cursistas para o nosso próximo encontro que terá como tema os decritores e destratores.

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

Relatório nº. 12 Turma: LP3 Turno: noturno
Área: Língua Portuguesa TP: 2 unidades 5 e 6 Data: 15/09/09
Formadora: Anny Michelly Brito
Coordenadora - Nilce Romero Lucchese-

Iniciamos a oficina com a mensagem “Educar com o olhar” de Rubem Alves e socializamos as atividades desenvolvidas durante a semana.
Divididos em grupos, os cursistas produziram um texto de gênero textual livre que utilizasse um provérbio com tema implícito. Os grupos foram criativos e desenvolveram bem a atividade.
Em seguida dividimos a turma (LP4 e LP5) em quatros para realizar as atividades propostas: Grupo A analisou o diálogo do “Pluft” e planejou uma aula embasada em atividades do ensino produtivo e do ensino descritivo. Grupo B analisou o texto ampliando nossas referências “Questões ligadas ao ensino da gramática” e em um texto respondeu os principais questionamentos do estudo. Grupo C fez a analise da foto “Querida mamãe – obrigado por tudo” de Bradley Trevor Greive e realizou as atividades 8 e 9 página 60. O grupo D realizou o estudo do artigo “O vôo da Asa Branca” de Dioney de Moreira Gomes .
Seguindo a orientação da próxima atividade, os cursistas produziram um texto no gênero bilhete, cada cursista em uma única folha sulfite deixou um bilhete para o colega usando uma variante regional. Para ilustrar a atividade desenvolvida assistimos ao vídeo: “Como o brasileiro elogia a sua mulher”
Por fim motivamos os cursistas para o nosso próximo encontro que terá como tema os descritores e distratores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário