domingo, 17 de maio de 2009

Andamento das Oficinas Lingua Portuguesa

Acredito que estou um pouco atrasada na postagem das informações, porém as oficinas estão ocorrendo no tempo adquedo e estamos comprindo as duas semanas entre uma oficina e outra. Tenho duas turmas LP3 e LP5, já terminamos o estudo do TP3 em ambas e estamos nos preparando para o TP4 Letramento. Este tema despertou muitoo mei interesse, já realizei várias leituras e várias conversas com outras professoras sobre o tema.

Coloco aqui os meus planejaentos dos encontros feitos até o momento:
Formadora: Anny Michelly Brito
3ª Oficina Unidades 9 e 10
Turma : LP5

Plano de Aula
Cronograma

7h30
Acolhida
7h50
Comentários e sugestões sobre o estudo individual
8h10
Entrega dos relatório e socialização
9h
Intervalo
9h10
Atividade proposta na oficina 5 do Caderno Formador
10h20
Avaliação
10h40
Introdução motivacional das unidades 11 e 12
11h
Saída

Objetivos:
Acolher e motivar os cursistas para a oficina;
Esclarecer e compartilhar as dúvidas sobre o Programa Gestar II e o conteúdo teórico dos estudo individual do TP3 unidades 9 e 10;
Socializar as experiências vivida em sala de aula através da lição de casa;
Elaborar atividades de leitura , interpretação e produção de texto;
Avaliar a oficina;
Introduzir a conteúdo da próxima oficina.

Procedimentos:
Acolher através de um vídeo motivacional do Ballet Irlandês, a turma de cursistas. Comentar sobre o vídeo;
Abrir uma roda de discusão sobre as dificuldades e sugestões em relação ao conteúdo foco (gêneros textuais) das unidades 9 e 10. Elaborar algumas perguntas sobre o conteúdo para estimulas os cursistas caso eles não levem ou não toquem em pontos considerados importantes pelo professor formador. As perguntas são em anexo.
Entregar o relatório da Lição de Casa. Socializar em grupo único e refletir sobre os acertos e dificuldades da experiência em sala de aula. Estimular através de perguntas a manifestação dos cursistas.
Como você planejou a atividade?
Que dificuldades teóricas encontrou?
Que dificuldades de aplicação encontrou?
que soluções encontrou para essas dificuldades?
a que resultados positivos você e seus alunos chegaram?
Como você avalia o alcance de seus objetivos?
· Dividir a sala em grupos de 3 a 4 pessoas. Os grupos poderão escolher entre o texto 1 “ Poema tirado de uma notícia de jornal” e o texto 2 “Bom Dia”. Após a escolha os grupos deverão elaborar atividades de leitura, interpretação e produção de texto visando à analise , caracterização e classificação dos gêneros textuais. Por fim os grupos devem passar para o papel manilha as atividades elaboradas e socializar com a turma;
· Durante a atividade citada acima falar da importância do gênero poético;
· Entregar sulfite para a turma e pedir para que os cursistas avaliem os pontos positivos e negativos da oficina . Recolher as avaliações. Os resultados servirão de norte para a próximas oficinas.
· Introduzir as próximas unidades 11 e 12 da seguinte maneira:
1. provocar a curiosidade do cursista sobre gênero e tipos textuais;
2. Perguntar o que é gênero e o que é tipo;
3. Escrever no quadro termos conhecidos e sugerir que os cursistas digam o que sabem sobre elas.
Recados:
Pedir para os cursistas arrumarem a sala;
Pedir para trazer textos diversos.

Anexo:
Temas para levantamento da discussão:
A linguagem é trabalhão, pois através dela agimos no mundo;
Gênero textual -------- contexto
Competência sócio-comunicativa
Questão uso e forma lingüística
O gênero se identifica pelo uso
Gêneros emergentes
Gêneros são fenômenos históricos
Gênero literário e não literário
Subgêneros



Formadora: Anny Michelly Brito
3ª Oficina Unidades 9 e 10
Turma: LP3 terça-feira
Data 07/04/09

Plano de Aula
Cronograma
19h
Acolhida. Dinâmica “garotinho chamado Amor”
19h30
Esclarecimento de dúvidas sobre o Guia Geral, TP3 e outros
19h40
Explicação sobre o que é a Lição de Casa
19h50
Atividades do TP3 unidade 9
20h45
Intervalo
21h
Continua cão das atividades
22h
Socialização
22h30
Introdução motivacional da unidade 10
23h
Saída

Objetivos:
· Acolher e motivar a turma;
· Esclarecer as dúvidas remanescentes sobre o Programa Gestar II;
· Identificar diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos. Relacionar os gêneros e identificar características que levam à sua classificação;
· Socializar e refletir sobre as atividades propostas no TP3 unidade 9;
· Iniciar o conteúdo da próxima oficina.

Procedimentos:
· Acolher os cursistas com a dinâmica “Do garotinho chamado Amor”;
· Conversar com os cursistas sobre as dúvidas não esclarecidas em relação ao Gestar II;
· Explicar o procedimento da Lição de Casa e o relatório de reflexão que deve ser entregue nas oficinas e que fará parte do portfólio para a avaliação do cursista;
· Estudo coletivo do TP3 unidade 9:
1. Ler a introdução da pág. 13;
2. Seção 1 fazer exercícios 1 e 2 (oral) e ler pág. 17 e 18;
3. Seção 2 Fazer o exercício 5 (oral) e ler pág. 26 e 27;
4. Seção3 fazer o exercício 8 (ora) e ler pág. 33 a35.
· Em seguida dividir a turma em três grupos. Cada grupo ficará responsável por responder 2 perguntas. Os grupos deverão responder os exercícios e ao fim socializar suas conclusões.
I. Grupo 1: Seção 1 –atividade 3 pág. 21 e atividade 4 pág. 23;
II. Grupo 2: Seção 2 –atividade 6 pág. 28 e atividade 7 pág. 30;
III. Grupo 3: Seção 3 –atividade 9 pág.37 e atividade 10 pág. 38.
· Introdução motivacional da unidade 10.

Recados:
· Pedir para os cursistas trazerem na próxima oficina Textos diversos.

3 comentários:

  1. Muito bem, Anny!
    Sou Judite, formadora no Estado de Mato Grosso e gostei do seu roteiro. Muito bom!
    Gostaria de que olhasse meu blog: www.juditeferreirasouza.blogspot.com e opinasse um pouco sobre ele.

    Judite

    ResponderExcluir
  2. Oi, Anny!
    Sou eu de novo, Judite.
    Gostaria de que, se possível, vc socializasse a dinâmica "Do garotinho chamado Amor". Pode ser? Qualquer coisa meu e-mail é: judite_sai@hotmail.com

    Obgda!

    ResponderExcluir